sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Viagem na Viagem – 3º Tempo - Londres

Mais uma etapa... e uma etapa prá lá de especial!

Voltei!!Precisei dar um tempo antes de continuar - estava preparando um presente para Little Yeppie!

Alguns vão se perguntar: "Quem é essa, santíssima trindade?!?" - aliás, esta também uma expressão dela... Explicando: Little Yeppie é uma pirralha que hoje está morando - melhor dizendo VIVENDO na terra da rainha. Ué?!? Uma moleca vivendo do outro lado do mundo?!?! Pois é... Achei que TINHA que ir lá conferir e fui!

Alguns meses antes, quando ainda estávamos programando nossa viagem, perguntei para o Mario o que ele achava de aproveitar que a Cris estava morando em Londres e ir lá conhecer a cidade, e matar as saudades.

Pois é! Não conhecia Londres ainda - de novo, aqui, a sensação de que estou atrasada, com monte de lugares para conhecer ainda! Ai, ai, ai....

Numa madruga, conversando com ela pelo MSN disse:

- Tô pensando em ir te ver. Conhecer a terra da tia Beth com uma guia local deve fazer toda a diferença!

E ela respondeu:

- Só se trocarmos serviço de guia especializado. Vem prá cá e depois vamos juntos para Paris!

Pronto! Tava feita a armação - até porque eu não preciso de muitos motivos para querer ir para Paris. E apresentar a cidade para ela ia ser um show! A-doramos a idéia e aí começou.

Pronto! Agora que todo mundo está no contexto, vamos lá!

Depois de, de novo, fecha mala, faz check out, aeroporto, devolve o carro, faz check in, 2 horas de vôo depois estávamos em Londres, ou quase. De ônibus, 1h30 depois (isso mesmo: quase o mesmo tempo que o de vôo) chegamos à cidade. Aqui um parêntese: TODOS os aeroportos ficam a 1h00, 1h30 da cidade. Nós, aqui, é que achamos que eles têm que estar no meio da cidade!!!

Cara... a cidade é grannnnde! E lotadaaaaaa!!!! Nosso destino era a Victoria Station, muito pertinho do hotel. Pertinho, mas com malas em uma mão e mapa na outra, no meio da "multidão", as duas quadras que percorremos pareceram quilômetros.


Malas no quarto (ufa!), ligar para a Cris.

Xiiiiii, celular desligado.

Lorenzo, então. Quem é Lorenzo?! Namorado da Cris – um capixaba, que a gente descobriu logo ser muito, muito gente boa!

- Oi, Lorenzo! É a Yara. Tudo bem? Tentei falar com a Cris, mas o celular parece estar desligado. Você sabe dela?

- Oi, Yara. Tudo bem. A Cris está trabalhando. Só sai as 17h00. Vocês estão na cidade? Vem encontrar com a gente. Hoje eu estou de folga e estou aqui com a Juliana. Estamos em frente ao Tate e vamos atravessar a ponte para pegar o barco para Greenwich. Vem que a gente espera vocês.

Ai, ai, ai!!!! Em frente ao Tate? Barco para Greenwich? Com a Juliana???? Depois de tanto tempo ouvindo línguas incompreensíveis, parecia mais uma. Quem será Juliana? Há quantas milhas daqui fica o Tate? Como assim, Greenwich? CADÊ A CRIS???????

Olhei para o marido e perguntei: Vamos procurar a Cris? Que tal fazer uma surpresa no trabalho dela? Claro!!!!

E como faz isso?!?!? Bóra descobrir.

De novo mapa na mão, descobrimos que a linha de metrô que nos levaria para bem pertinho do Nando's estava out of order. Pega outra linha, faz baldeação, muda de direção.... e são 16h30. Corre então....

Sabe quando a gente é criança, é véspera de Natal e a nossa ansiedade não cabe no corpo? O Mario diz que era assim que eu estava. Usando muita psicologia, que levou anos desenvolvendo, ele me disse:

- Não sei por que você está tão ansiosa... Ela não está ligando muito para a sua chegada, não!!

E disse que falou isso para que eu me acalmasse!!!!!!!!!!!!! Não é um doce?!?!? Rssss

Porta do Nando's, 16h45, e a Cris não estava a vista! Ah!!! Quer ver que hoje, excepcionalmente, ela saiu 20 min mais cedo! (ansiedade faz isso com a gente)


- Please! I’m looking for Crwis (assim mesmo!). CADÊ ELA?????

- Ela está trabalhando ainda. Vocês podem aguardar na mesa.

Uffffff!!! Ta bom, ta bom, ta bom. Sem almoço ainda, vamos aproveitar e comer alguma coisa.

Ai, então, uma moleca toda serelepe desce a escada saltitando e: ÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!

Mario mentiu pra mim. Ela tava, sim, com saudades. Abraço apertado denuncia, né? Então, muitos abraços apertados depois, querendo colocar em dia 07 meses de notícias e saudades atrasadas, fomos para a rua.

Quer saber para onde??? Ah... só uma voltinha!!! E assim, ANDAMOS até as 23h00, quando pudemos beber alguma coisa.

Um resumo do roteiro deste primeiro dia:

Saímos do Nando’s que fica na Cromwell Road , pertinho dos museus História Natural e Vitória & Albert - construções majestosas. Majestosos!!!! Por que será que por aqui esta palavra está sempre rondando, heim?!? Hehehehe

Descemos a Brompton Road, click com a Harrods ao fundo, passamos pelos parques Hyde Park e St. James, entramos na Picaddily, chegamos em Picaddily Circus, e então eu tive a certeza de que o universo despencou por aqui, sem avisar ninguém e a cidade não teve tempo para se programar!!!


Meu Jesus Cristinho!!!!! O que é isso de gente?????

Dalí para a Trafalgar Square e o obelisco do Almirante Nelson, ou Nelsão, quando rapidamente se tornou intimo do grupo - nos viu para lá e para cá inúmeras vezes em pouquíssimas (!!??) horas. Mais um mundo de gente. Onde será que estavam estas pessoas até agora? Ou nós é que chegamos, de repente, sem avisar e eles sempre estiveram aqui?!

Whitehall e Parlament St. e VOILÁ!!!!!

O prédio do Parlamento e o BIG BEN…. KARAKA!!!
Anoitecendo, um céu lindo, e ele ali na nossa frente. Incontáveis clicks e muitos ahhhh!!! ohhhhh! ohhhhhh de novo!!!! Sabia que ele existia, claro!, mas não tinha idéia de que ia achar tão lindooooooo.

Atravessa a Westminster Bridge e ó só quem está aqui: London Eye. Ok, ok.... Chega por hoje.

Ou quase. Cris liga para Lorenzo (que a esta altura já desistiu de levar a Juliana para conhecer Greenwich e bateu perna por outras bandas) e marcamos de nos encontrar do OUUUUUTRO lado do rio. Mas como o rio era o Tâmisa, borá lá.

Atravessamos a ponte do Milênio, curtimos a vista do Parlamento de lá (imperdível!) e demos mais um alô pro Nérso.
Continuamos subindo, subindo, até chegar a ... meu Jesus Cristinho!!!!

Queéqueéisso?!?!?? Uma galera – na verdade, muiiiiiitas galeras, sentadas, em pé, apertadinhas para entrar, para sair, para beber, para curtir, para viver. Estávamos em Covent Garden.

Enquanto esperávamos que o outro grupo nos encontrasse, aproveitei para curtir a vista – que é linda e estava recheada de gente. Sábado, em Londres! UAU!!!! Que delícia estar aqui.

A Cris junto com a gente pesou na sensação, tenho certeza disso. Sinto saudades dela e, depois de um tempinho junto, é fácil saber por que. Até então tinha sido um final de tarde e um começo de noite na terra da rainha e eu já estava me apaixonando. Fácinha, eu?!?! Não... A cidade é mesmo um show. Muito diferente de tudo o que conhecemos.

Acho que com o pretexto de ir a Londres para estudar a língua leva muito jovem do mundo todo!!! E empresta à cidade um astral especial.

Ah!!! Uma pergunta ficou sem resposta: quem é Juliana?!?!? Juliana é uma amiga da faculdade da Cris, que muito folgada!, baixou em Londres e ia com a gente para Paris, depois. Brincadeirinha!!!!

Meia brincadeirinha.... hehehehe. Ela ia mesmo para Paris com a gente!

Quando a Cris me deu a notícia de que ela faria parte do grupo, na segunda parte da viagem, eu fiquei tranqüila: sabia que se ela não fosse gente boa, Krika não deixaria. E, na verdade, descobrimos rapidinho que ela é também uma fofa – mas não perdemos nenhuma oportunidade de dizer para ela que era FOLGADA!!!!!! rsssssssssssssss

Pro hotel nanar, sem prejuízo de uma massagem nos pés antes. No dia seguinte, a Cris já de férias! Seria este o ritmo estabelecido para o restante da viagem? Dou conta, não! Ainda bem que ninguém dava e, assim, o ritmo do primeiro meio-final-de-dia não se repetiu e os outros dias foram mais tranqüilos.

Passear no parque, curtindo os cisnes da rainha passeando por ali, com algumas paradas para clicks e mais clicks. Passear, em uma manhã linda, e takatakatakataka, matando saudades da Cris, registrando ícones da capital da terra da rainha e fazendo novos amigos... Quero mais nada, não!



Mas tinha mais! Manhã de domingo em Notting Hill. Feira de Portobello: show! Ué! Cadê a livraria onde William e Anna se conheceram ? E a porta azul? Onde estarão Hugh Grant e Julia Roberts? Sei não... Mas sei que passear pelas lojas escolhendo bustos ou luminárias de piscina enormes para levar para o Brasil, em meio a muitas risadas, mereceu muitos clicks e ganhou várias imagens para guardar na retina.

E a casa da rainha? Buckingham Palace.... Sei que já vi palácios mais bonitos e mais encantadores, mas esse tem uma “coisa” que tenho dificuldade para explicar. Será que é porque a tia Beth mora aqui? Aliás, vocês viram o filme A Rainha?!? rssssss

Para não ficar com cara de piada interna, explico: fiz essa pergunta 857 vezes para a Cris e para a Jú (a essa altura da viagem, íntima o bastante para virar JÚ!). No começo da nossa temporada juntos elas não haviam visto o filme. No final, não haviam visto a película, mas conheciam todos os detalhes do filme! Me encarreguei de contar!!!! Será que elas já foram conferir se tudo o que disse era verdade?!?! Hehehehe

Voltando a Buckingham. Quem não passou alguns bons momentos na infância brincando com “soldadinhos” e imaginou a cena deles marchando (com as pernas duras e ritmadas), protegendo a princesa? Agora, imagina que nada disso é uma fantasia. Eles estão ali mesmo, de verdade, e defendendo a rainha!!!

Ora, o fato de que a bandeira não está hasteada, o que significa que ela não está no palácio, não muda nadica, é só um detalhe. Eles estão ali. A pé, a cavalo, tocando musiquinha, andando para lá e para cá – deixando o Mario com uma pergunta sem resposta: quem é que organizou o cerimonial?!?!?

Aquilo tudo acontecendo do outro lado dos portões, com um monte de gente enterrando o rosto na grade para poder ver mais de perto. Piegas??? Que seja: chorei! E me diverti. A-dorei!

E quero confessar outra coisa: o “calçadão” é enorme e fiquei lembrando que a galera lotou a área com flores para a Diana, quando ela morreu. Vocês viram o filme A Rainha?!? rssssss

Passear, passear, passear. Essas eram as nossas funções por ali. Claro que em meio a muito takataka.

Final de dia, o cansaço é tão forte que a gente mal fala (dá pra imaginar o cansaço, né?). Na volta para o hotel, um passeio de ônibus. Sentadinha, quietinha, de repente um pedaço de pão vem voando por cima da minha cabeça, bate na minha perna, cai no chão, mas deixa um pedaço de cebola frita como prova de que não foi uma alucinação. Olho pra trás e vejo quem??? A Jú (folgada, lembra?). Antes de pensar a boca fala:

- Você jogou PÃO em mim?

- Eu?!?!? E onde eu ia arrumar pão a essa hora da noite para jogar em você?

- Não sei. Mas jogou?

- Não. Juro que não.

- Tá bem. Mas alguém jogou!

Ao lado, o resto do grupo, rolando de rir. Eu e ela, ainda envolvidas na conversa e na situação, demoramos um pouco mais. Hehehehehehe. Rimos muito com esta história, ainda por muito tempo. Se a cena parecia coisa de maluco, a conversa foi absolutamente surreal!!! Eu perguntei, é verdade. E ela respondeu. Dá prá acreditar?!?!?!

Enfim, Londres nos surpreendeu, mesmo! Ficamos muito felizes em descobrir que durante a semana a cidade é mais normal. Tinha menos gente na rua e até deu pra ver um pouco melhor as ruas, os prédios, as pessoas, e a

London Eye

A Westminster Abbey – cenário das coroações de todos os reis da Inglaterra desde a de Guilherme, o Conquistador, é um edifício gótico lindo, tem um museu bemmmm interessante....

... e o Poets' Corner, onde estão os monumentos a T.S. Eliot e Shakespeare.

"Horse Guards", o palácio que abriga a guarda montada da rainha

Saint Paul Chappel.

Tower Bridge – absolutamente majestosa!!!!

Tower of London – uma das fortalezas medievais mais bem preservadas da Inglaterra e onde, desde sua construção, guarda as jóias da coroa.

Final do último dia: Noviça Rebelde – The Sound of Music, no London Paladium. Show, show, show!

Para finalizar, bem direitinho, mais uma visita a um pub! Tin Tin!!!!!!

Claro que precisamos voltar. Não entramos em nenhum museu – e aqui tem algum dos melhores, não conhecemos as Câmaras dos Lordes e dos Comuns no Parlamento, ou seja... TEM QUE VOLTAR!!!!

Foi uma grande delícia tudo. Ter esse aperitivo de Londres com a Cris fez a diferença. E aqui uma homenagem, merecida, ao Lorenzo. Mudou folga, correu para acudir, pegou na mão, deu carinho em forma de dengo. Valeu, Lorez! Fofo!!!

Bem bom, tudo!!! Que bom que ainda não acabou....

Próximo post: Paris!!!

3 comentários:

ELA disse...

Ter vc aqui, na "minha" terra, foi bom demais!
E tem que voltar MESMO!
Uma delícia relembrar tudo que vivemos juntas, viu?!
Te amo um montão, Coach!
Beijocas cheias de saudade
Krika

ELA disse...

PS: E pode chamar a Ju de folgada que eu assino embaixo! Hehehehe!

Unknown disse...

Yá, ler sobre suas aventuras nas férias é contagiante, esse espírito aventureiro e feliz com a vida faz toda a diferença. É como sonhar acordada.
Crô